Descendente de cabo-verdianos e formado no curso Artes e Ofícios do Espetáculo (Chapitô), este músico e compositor é um dos pioneiros do Hip Hop crioulo em Portugal, tendo fundado em 1994 o grupo Nigga Poison e em 2001 a editora Kreduson Produson.  Download Press Release.

Passaporti

A ideia deste álbum surgiu após ter sido desafiado pelo Pedro Coquenão a participar no EP “Mamã Africana”.

“O Pedro mostrou-me discos que tinham a mesma linguagem, como Marcelo D2 ou Conjunto Ngonguenha. Fiquei com vontade de explorar este conceito. O álbum foi feito através de várias pesquisas sobre as histórias de Cabo Verde e conversas íntimas que fui tendo ao longo do tempo com pessoas da geração dos meus pais.”

O disco junta o Hip Hop à música tradicional de Cabo Verde, viajando da morna, com “Foi Sodade” inspirado no tema “Sodade” de Cesária Évora e Bonga, até ao funaná com “Nha Cultura”, inspirado no tema “Pó di terra” de João Cirilo.

“Passaporti” inclui participações de Chullage, Maria Tavares, Valete, Carlos Martins no Saxofone, Bdjoy na congas, Scratch a cargo do DJ X-Acto, Ary César na Guitarra e Ary de Blasted Mechanism nos sintetizadores. A produção de todas as faixas ficou a cargo do Charlie Beats, com exceção do tema “Nha rosa” produzido por Igor Santos.

Encomenda CD “Passaporti” infokarlon@gmail.com

Buy on Apple Music.

Além disso, Karlon faz DJ sets e é locutor do programa “Something Else” na Rádio Quântica.

Meskalina

Mescalina é um alucinogênio forte extraído do cacto peiote que se desenvolve nas zonas desérticas do norte do México. Antes de os espanhóis chegaram à América, era considerada uma planta sagrada usada pelas tribos nos seus rituais.

A ideia de intitular este novo trabalho de “Meskalina” surgiu através de relatos que Karlon ouvia de pessoas que consumiam este alucinógeno e afirmavam ter um sentimento de introspeção. Diziam que sentiam um aumento da percepção espiritual, experiências esotéricas profundas.

Nos temas deste álbum inclui-se a sua visão de existência como ser humano, o acreditar num projeto, a religião, a consequência do rap violento, a força das mulheres, o uso do Hip Hop como arma de conhecimento ou a disciplina do compromisso

Conta com a participação dos rappers SP Deville, Gino (Factos Reais), Xama, Audio, Nigga F, Dynamite e Sr Mário. Instrumentais a cargo de 7th Wonder, GhostKiller, DatBoyRm, SP Deville, Zé Meta, Charlie Prod e NeuroBeats.                                              Encomenda CD “Meskalina” infokarlon@gmail.com

Buy on Apple Music.

Mixtape “Paranóia”

Sentindo a necessidade de fazer uma ponte entre gerações, Karlon apostou numa mixtape repleta de participações da nova geração do rap crioulo/português. Adotando o conceito das origens do Hip Hop, a mistura e os scratchs ficaram a cargo do DJ X- Acto. Feat: Nigga F, Xama, Vinyl, Kosmiko, Cientista, Nigga S, Xeg, Mini God, Dynamite, Baby Dog, Vado, GhostKiller.

FreeDownload.

Nha Momentu

Com a sua editora independente Kreduson Produson, Karlon lançou em 2012 o seu primeiro trabalho a solo intitulado “Nha Momentu”, em 2013 a mixtape “Paranóia”, em 2015 o álbum “Meskalina” e, em 2016, “Passaporti”.

A vivência no Bairro Pedreira dos Húngaros foi determinante para a realização deste trabalho. Este é um álbum de cariz muito pessoal através do qual Karlon procura partilhar histórias verídicas, analisar momentos vividos no seu dia a dia, com especial destaque para o retrato dasexperiências de jovens com dificuldades de integração na sociedade portuguesa nas vertentes cultural, social e económica.

FreeDownload.

ZION

Karlon neste ano 2017 edita o EP “ZION” com sonoridades do mundo Reggae. Inflências que vieram dos tempos de juventude como Michael Rose, UB40, Black Uhuru, Don Carlos, Ijahman levi, The Congos, Macka B, Steel Pulse, MidNight, Linton Kwesi Johnson entre muitos. Deixa a sua mensagem para um futuro mais prospero a respeito dos efeitos da Globalização e um olhar muito atento ao mundo dos bairros “Guetos Verticais”. 

FreeDownload.

Noticias Atuais 

 

Close Menu